Coordenador : Juliana Pessin
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389006.2201.368694.17022023
Departamento/Setor: TEC
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Graduandos e graduados em Engenharia Civil, Ambiental, Agrícola, Arquitetura e Geologia, além da população em geral.
Local de atuação: Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UFF (TEC/UFF) e mídias do Laboratório de Mecânica dos Solos (LAMES/UFF).
Objetivo
Os objetivos desta proposta consistem em: - Disseminar conhecimento geotécnico de qualidade de maneira gratuita para a comunidade externa (acadêmicos e não acadêmicos) e promover maior integração entre academia e sociedade. - Criar um canal em plataforma de acesso gratuito e alimentá-lo com videoaulas dos principais ensaios realizados no laboratório de Mecânica dos Solos da UFF, que serão desenvolvidas pelo aluno bolsista e demais integrantes desta proposta. - Promover a divulgação das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas no Setor de Geotecnia do Departamento de Engenharia Civil por meio das redes sociais, como pesquisas, trabalhos de conclusão de curso, vagas de iniciação científica, monitoria e extensão, palestras, lives e conhecimento geotécnico geral.
Resumo
Nas últimas décadas o Brasil vivenciou desastres de grande magnitude envolvendo estruturas geotécnicas, cabendo ressaltar os escorregamentos de terra na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro e as rupturas de barragens no Estado de Minas Gerais. Estes eventos provocaram perdas de vidas humanas e desencadearam importantes impactos socioambientais e econômicos. Com a ocorrência desses acidentes, a comunidade científica e a população são estimuladas a refletirem sobre sua responsabilidade e a importância das boas práticas da Engenharia. Uma formação geotécnica de qualidade envolve algumas disciplinas, sendo a Mecânica dos Solos fundamental. Esta disciplina abrange aulas teóricas e também práticas, que possibilitam o desenvolvimento de uma experiência tátil-visual e quantitativa sobre o solo, e integração aos conceitos teóricos. No entanto, algumas universidades se deparam com dificuldades de infraestrutura e financeiras para a realização de práticas adequadas. Além da importância de uma formação de qualidade para o Engenheiro, reconhece-se a importância de o conhecimento geotécnico estar disponível para a população. Neste contexto, esta proposta tem por objetivo contribuir para a divulgação científica através da criação e propagação de videoaulas em plataforma de acesso gratuito sobre ensaios geotécnicos realizados pelo Laboratório de Mecânica dos Solos da UFF (LAMES), assim como promover a manutenção e otimização da rede social criada para o LAMES no segundo semestre de 2022, com a finalidade de propagar as atividades desenvolvidas pelo Setor de Geotecnia. Com isso, pretende-se promover maior integração entre a sociedade e o conhecimento geotécnico, contribuindo para a popularização da ciência e tecnologia.